ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A Escola e a turma estão integradas no programa “Escola Azul “, programa “Eco – Escolas” e “Agro-Escolas”, o que proporciona uma aprendizagem interdisciplinar, com o estudo dos seres vivos e proteção da vida terrestre. Definiu-se o tema específico para o 1º ano de escolaridade, ODS 15 “Proteger a Vida Terrestre”- “Liberdade para todos os seres vivos”.
Desta forma foi com naturalidade, entusiasmo e conhecimento que os alunos conseguiram através da expressão artística- artes visuais, desenharem, pintarem com criatividade “A casa do Eco-lápis”.
O trabalho da Maryama expressa uma imagem de comunidade florestal, em que a casa do “Eco-lápis está ligada a outras casas, pois é importante vivermos juntos.
A aluna utilizou materiais riscadores, misturando as cores, canetas de feltro papel de lustro e aparas de lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Eco-lápis foi construída no tronco de uma árvore que estava envelhecida, que foi reciclada com troncos de outras árvores para a construção da casa. Os ramos das árvores fazem ligação com a casa do Eco-lápis tornando-a numa comunidade.
As flores na casa, e as que estão a cair explicam-se por estar numa estação que é a primavera.