ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Na aula de Cidadania e Desenvolvimento (CD) abordou-se o tema da Floresta, visualizando pequenos vídeos sobre a sua importância e como a preservar. Posteriormente os alunos fizeram trabalhos de pesquisa, sobre medidas de proteção das Florestas, que foram apresentados à turma. Ainda na aula de Cidadania e Desenvolvimento pesquisaram casas nas árvores. Nas aulas de GPS (Gestão Pessoal e Social) fizeram vários esboços do que iriam apresentar. Elaboraram trabalhos originais de Ilustração de uma casa na árvore, utilizando guaches, aguarela, pincéis, canetas de feltro, cera pastel a óleo e lápis de cor. Nas ilustrações teve de estar representada a personagem do Ecolápis, “camuflado” para ser difícil de identificação. Os alunos estiveram bastante empenhados na elaboração deste desafio.

Os elementos naturais escolhidos para a maquete da casa do Ecolápis foram ramos e casca dos troncos das árvores, musgo, palitos de madeira (das espetadas), placa de corticite, espátulas e canas de madeira. Os elementos escolhidos têm que ver com os materiais escolhidos na construção dessas casas, deste modo simulam os materiais utilizados na realidade.