ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (Pombal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Os alunos da escola foram desafiados a participar neste desafio; foi disponibilizado o regulamento; Houve uma pequena sessão de esclarecimento da importância deste desafio (ambiente e artes em conjunto) para a sustentabilidade.
Foram desenvolvidos vários trabalhos e eleito o que é agora presente a concurso.
No desafio “Ecolápis” deste ano letivo 2023-2024, a ABAAE e a Faber- Castell propuseram criarmos a casa da árvore onde habita a personagem “Ecolápis”.
Dando asas à minha imaginação, pensei qual seria a casa da árvore ideal do “Ecolápis” e decidi que tinha de ser dentro de um mundo de fantasia dos desenhos animados que eu costumava assistir quando eu era uma criança.
Primeiramente, esta teria que ser tipo e completamente rodeada por natureza, montanhas, flores, arbustos etc e também teria de refletir felicidade e conforto, visto que são estes os sentimentos que a natureza traz.
Foi a partir daí que tudo começou a ganhar vida. Comecei por fazer um esboço da minha ideia numa folha aguarela A3 com o lápis de grafite 2H e depois é que passei a caneta fina em cima do respetivo para dar mais detalhe, pintei tudo com as respectivas cores usando lápis de cores aguareláveis e no fim usei um pincel com deposito de água para dar o brilho final pretendido. Na mesma, construí a casa da árvore com apenas materiais naturais. A extensão da casa e as escadas são feitas de pedras e todo o resto da casa, está integrado a árvore. Duas janelas furados na árvore e pedras pequenas espalhadas no chão a criar um caminho pequeno até a porta da casa da árvore. O telhado é palha empilhada para durabilidade extra, visto que esta é uma fibra natural, sustentável e que não precisa de deflorestação para servir de matéria prima. Por fim, desenhei um baloiço do lado esquerdo para o “Ecolápis”, mostrando felicidade trazido pelo ambiente a sua volta.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Construí a casa da árvore com apenas materiais naturais. A extensão da casa e as suas escadas são feitas de pedras, e todo o resto da casa está integrado a arvore, escolhi esses para aproveitar o máximo dos elementos naturais disponíveis. Por sua vez, os telhados são revestidos por palha, visto que esta é uma fibra natural, sustentável e que não precisa de deflorestação para servir de matéria prima. Estes também ajudam no ciclo de nutrientes do solo e na decomposição de matéria orgânica, podem ajudar na recuperação de ecossistemas desestabilizados. Por fim, com algumas cordas de navios, consegui ainda criar um baloiço para o “Ecolápis”, para servir com uma atividade de diversão na sua casa da árvore.