ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio foi apresentado ao grupo de crianças e toda a informação complementar de apoio. Parte do grupo já conhecia o desafio de anos anteriores e com entusiamo gostam de ver o vídeo sobre a floresta dos pinheiros, que estão na origem dos lápis Faber Castell e das suas características tão especificas. É uma oportunidade também de conhecerem o ciclo do Ecolápis e interiorizarem toda a preocupação ambiental.
Algumas crianças quiseram fazer o desenho da Ecocasa, foram utilizados diferentes materiais: Lápis de cor, canetas de feltro, marcadores, lápis de cera, lápis pastel.
Dos vários trabalhos que surgiram o eleito no grupo foi realizado a lápis pastel, onde estão presentes a Árvore, a Ecocasa e o Ecolápis. Outros elementos foram também introduzidos: a escada de madeira de acesso à casa, um baloiço onde uma criança se baloiça e a biodiversidade muito apreciada pela crianças deste grupo - a joaninha, o caracol e a minhoca.
E na paisagem é apresentado um dia de sol, representativo dos dias em que saímos para passear pela floresta nas proximidades.

Para a construção da casa foi necessário recolher materiais existentes na própria floresta: troncos para a sua estrutura, outros troncos e galhos para conseguir fechar as paredes, construir o chão e o telhado. O telhado seria revestido com paus, vegetação que depois de seca ficaria como o colmo. A varanda também com pequenos troncos. No interior seriam colocadas folhas secas para que o Ecolápis conseguisse descansar e mais troncos a fazer de mesa e bancos. Estes materiais foram escolhidos porque estão disponíveis na floresta tornando-os sustentáveis.