ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Associação para o Bem Estar Infantil Quinta dos Bacelos (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi proposto aos alunos do 2ºA e do 4ªB criarem um desenho de uma ECOCASA do Ecolápis, que consistia numa casa numa árvore.
Após a apresentação, as professoras falaram com os alunos do desafio lançado e sobre os problemas do nosso planeta, da eliminação total ou parcial da cobertura vegetal ocasionando um desequilíbrio ao ambiente, bem como da importância que um “simples” lápis pode ter no nosso dia-a-dia.
De seguida, debatemos sobre os problemas do nosso planeta e o desenvolvimento sustentável, sendo que a atividade humana é a principal causa da desflorestação para seu próprio proveito.
A retirada da vegetação de um local facilita a degradação do solo, diminui a reciclagem e afeta diretamente o clima, ocasionando mudanças climáticas, bem como a extinção de muitas espécies.
Utilizando diversos materiais riscadores (lápis, lápis de cor, marcadores), foram fazendo registos com várias soluções para a criação da uma casa na árvore para o Ecolápis, respeitando o regulamento do concurso. Desses registos, foram selecionados alguns desenhos, que deram origem ao trabalho final.

Trata-se de uma casa na árvore, feita de ramos e troncos, toda ela construída com elementos da natureza.