ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Infante D. Pedro (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do desafio Faber-Castell “Ecocasa – A casa do Ecolápis”, a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, em parceria com a Faber-Castell, dinamizou a sessão online “Oficina de Ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis. Este desafio foi apresentado pela professora Cecília de Sousa, Coordenadora do Clube Floresta (+) Verde, aos membros deste clube. Neste sentido surgiram 3 propostas de alunos que integraram esta escola a meio do presente ano letivo.
Foi através de ilustrações de vasos para plantas e deste desafio que estas alunas se sentiram integradas na comunidade educativa, estimulando-se assim a sua participação nas atividades letivas.
A primeira fase foi o contacto com as árvores do espaço escolar envolvente, tendo cada aluna escolhido e tirado fotografias à sua árvore de eleição - fotografias das diferentes partes das árvores: árvore completa, folha e tronco. Procederam posteriormente à identificação das referidas árvores com recurso à app plantNet.
Numa segunda fase fizeram o estudo relativo à forma de construção nessa árvore, de uma casa, que fosse sustentada pelo seu tronco e seus ramos.
Cada uma das alunas fez um estudo em casa sobre a preservação da natureza, de modo a saber quais os elementos naturais a utilizar na sua construção, por forma a que a construção fosse sustentável, preservando a Natureza.
Ana Lívia Marques N.º 20; 5.º A (Brasil)

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Trabalho foi elaborado numa folha A3, desenhado a lápis de carvão e lápis de cor, pintado com guaches. A casa é construída no cimo do tronco da árvore, utilizando argila, madeira, ferro, solo e palha. Nas janelas foi utilizado vidro feito com areia quartzosa. O telhado construído em madeira, bem como as janelas, tratadas para a humidade. O ecolápis encontra-se no terraço panorâmico, localizado no topo da casa.