Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Na disciplina de DTAG (Desenho Técnico e Análise Gráfica), do Curso Profissional Técnico de Desenho Digital 3D, no 10º ano, foi proposto, aos alunos, a participação no Desafio “Ecolápis”.
Visualizámos o vídeo de apresentação do desafio (in: https://youtu.be/4QVHpdI4sjA, em fevereiro de 2024), com alguns exemplos de casas na árvore, e o Cartaz sobre o Ciclo do Ecolápis da Faber-Castel (in: https://ecoescolas.abaae.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/01/ciclo_do_lapis_com_legenda-C%C3%B3pia.jpg, em fevereiro de 2024).
Pesquisámos várias casas na árvore, disponíveis na internet e assistimos, no dia 21 de fevereiro de 2024, pelas 11horas, ao Workshop Online | Oficina de Ilustração “Ecocasa – A casa do Ecolápis”, com a professora e formadora de professores, na área de formação artística, Carla Cardoso (in: https://youtu.be/-C8O0NezkKk, em fevereiro de 2024).
Começámos por desenhar, primeiro, em folhas de papel cavalinho, de formato A4, estudo prévios, só com lápis de grafite, e, mais tarde, concluímos o trabalho, em formato/ tamanho A3, a cores, aplicando materiais de desenho e pintura (essencialmente, lápis de cor).
A participação neste desafio trouxe-nos: desde logo, desafio, mas também, curiosidade, pesquisa, criatividade, experiência e dedicação.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Na ilustração constam a árvore, a casa e a personagem “Ecolápis”.
A casa é toda construída com painéis modulares, quer nas paredes, quer nos telhados, produzidos a partir da compressão de restos de plásticos retirados dos oceanos e para a sua afixação, os painéis seriam produzidos com encaixes próprios para que não fosse necessário utilizar-se qualquer tipo de cola ou argamassa, de forma a casa ser sustentável e a garantir a preservação do meio ambiente.
A casa foi assente sobre a estrutura natural de uma árvore, sendo sustentada pelo seu tronco e pelas suas ramificações. A árvore trata-se de uma cerejeira, na cultura ocidental, característica da nossa zona do país (Cova da Beira) e foi escolhida pela ideia de elegância, mas, também, por na cultura oriental, estar ligada à ideia de renovação. Pretendemos renovar mentalidades e que se tornem mais amigas do meio ambiente.
A casa está repleta de flores de sakura (flor nacional do Japão) que simboliza a fragilidade da vida e, aqui, a fragilidade do meio ambiente que, se não cuidarmos, continuará a degradar-se.
No tronco/ caule da árvore, colocaram-se, como iluminação da casa e da paisagem, lanternas de ar quente.
A personagem “Ecolápis” está disfarçada de dragão, como símbolo da proteção de tesouros, ou seja, a proteção do seu tesouro maior, a sua eco casa.