ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Tendo presente a necessidade de desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, envolvi o meu grupo de crianças neste desafio. Iniciei por apresentar a personagem ecolápis e o que ele procurava: casa na árvore, visualizando o vídeo de apresentação. Dialogámos sobre o que é uma casa na árvore e utilizando o computador realizámos as nossas pesquisas. Posteriormente as crianças deram asas à imaginação, criando a casa na árvore para o ecolápis. Utilizaram canetas de feltro, lápis de cor e vários elementos naturais: folhas, raminhos e sementes.

Acreditando que a Família das crianças e o Jardim de Infância são dois atores importantes, cabendo a ambos desenvolver um esforço conjunto que procura fortalecer o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, não podia deixar de as incluir neste desfio. Solicitei às crianças para que em família recolhessem elementos naturais para construir a casa do eco lápis. Destaco os elementos trazidos pela criança do trabalho selecionado para concurso: folhas de árvore, as quais pintou com muita imaginação.