ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Ponte do Rol (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este desafio foi proposto em sala de aula à turma do 4.º ano pela docente titular de turma, no âmbito das expressões artísticas – Artes Visuais, durante a semana em que se celebrava o Dia Mundial da Árvore/ Dia Internacional das Florestas.
Após assistirem ao vídeo de apresentação do desafio os alunos mostraram-se logo muito entusiasmados.
Antes de iniciarem a tarefa, ainda viram os vídeos disponibilizados na plataforma e assistiram à oficina de ilustração “Ecocasa – A casa do Ecolápis”.
De seguida, promoveu-se a oralidade explorando a informação contida nesses vídeos, bem como dialogar sobre a importância da sustentabilidade, proteção e preservação das nossas florestas, sendo que o objetivo da tarefa visava promover a consciência ambiental, assim como a criatividade do aluno.
Cada aluno da turma elaborou um primeiro esboço sem esquecer os elementos obrigatórios a incluir (árvore, casa e personagem).
De seguida o trabalho foi realizado numa folha A3. Os materiais utilizados foram o lápis de grafite, lápis de cor e canetas de feltro.
Após a conclusão dos trabalhos estes foram apresentados a toda a turma e foram escolhidos, através de votação os três trabalhos a enviar para o desafio.

A casa do Ecolápis foi construída em madeira sendo a copa de uma árvore suportada pelos ramos da mesma. Os elementos naturais utilizados foram nomeadamente a madeira e folhas para o teto. O pneu recolhido na natureza como lixo foi transformado/aproveitado como baloiço para brincar. O Ecolápis está feliz a praticar exercício físico rodeado dos seus amigos.
(Trabalho realizado por Inês Nascimento)