ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Trabalho realizado pela aluna Janine dos Santos, da turma 6ºA do Agrupamento de Escolas de Ourique.
Na aula de Educação Visual, dentro do tema Materiais e Técnicas de Expressão, foi proposta aos alunos a realização de trabalhos para o concurso “A Casa do Ecolápis” promovido pela ABAE e Faber-Castell.
O ponto de partida da realização do projeto foi a leitura e interpretação do regulamento do concurso, feita pela professora. Posteriormente, foi feito um exercício de observação de várias árvores do recreio da escola. Foram também analisados vários exemplos de casas na árvore através de fotografias encontradas online, com o objetivo de proporcionar aos alunos um melhor fundamento das principais características que compõem estas estruturas.
Através desta análise foi possível aos alunos compreender que existem vários estilos de casas na árvore, sendo que estas se dividem essencialmente em dois tipos: espaços para as crianças brincarem e espaços habitacionais.
Foi também possível aos alunos compreender que as casas na árvore são habitualmente construídas com recurso a materiais naturais, principalmente madeira, de modo a serem sustentáveis e se fundirem com as árvores que as suportam e a restante paisagem.
Após os alunos terem compreendido o objetivo do trabalho, foram-lhes cedidas folhas A3 e foi-lhes pedido para começarem a desenhar os seus projetos utilizando como recurso o lápis de grafite e borracha. Estes desenhos começaram por esboços com formas simples, que foram sendo aprimorados ao longo das aulas até os alunos conseguirem representar os cenários que tinham idealizado.
Após a fase do desenho estar concluída, os alunos passaram então à fase de colorir as suas criações.
Como o objetivo do trabalho passava por explorar diferentes materiais e técnicas, os alunos seguiram trajetórias criativas diferentes.

Foi utilizado o material aguarela para colorir, e foi explorada a técnica do degradé, de forma a representar um pôr-do-sol nos tons de amarelo, laranja e vermelho. Após ter terminado de pintar a sua composição, a aluna optou por contornar o desenho com marcador preto, de forma a limitar as formas da sua ilustração.