ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Iniciou-se este trabalho, com a visualização do vídeo de apresentação do desafio para que as crianças ficassem com alguma noção do trabalho que iriamos realizar.
Seguidamente, através de uma linguagem simples e adequada à idade das crianças foi explicado a história do lápis Faber-Castell e seu ciclo de vida (disponibilizada na brochura envida).
Pensámos depois em que árvore o lápis iria construir a sua casa para morar. Assim, fomos dr um passeio pelo meio envolvente, próximo da escola e vimos algumas oliveiras (árvores importantes na nossa região) que algumas das crianças mais velhas já possuíam algum conhecimento.
A oliveira foi a árvore escolhida.
O terceiro passo foi a ilustração do trabalho onde todas as crianças participaram , embora as crianças mais velhas tivessem um papel mais ativo. As técnicas aplicadas foram a estampagem de restos de papel crepe e água, estampagem de folhas de oliveira com tinta; desenho; pintura a lápis e tinta cenográfica.

As crianças aderiram com entusiasmo no projeto aprendendo, consolidando algumas aprendizagens, de forma globalizante (envolvendo a Área do Conhecimento do Mundo; domínio da Linguagem Oral; subdomínio Artes Visuais... )
A escolha do modelo de casa será um castelo, pois como ficámos a saber, o lápis Faber – Castell é especial, «ele será um rei e os reis moram num castelo».
O material usado na construção do castelo será em madeira recuperada, de palletes ou madeira proveniente de outros usos porque teria menos impacto nas florestas.