ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Drª Laura Ayres (Loulé)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

A minha intenção era criar um lugar utópico em que vivemos em harmonia com a natureza. Como foi necessário retratar uma casa na árvore (algo criado pelo humano) o espaço ao redor tinha de ser livre e não tocado pelas nossas mãos.
No processo criativo decidi incluir um habitat para o lápis vermelho. A paleta de cores do desenho inclui elementos verdes por simbolizar a esperança numa vida mais natural e sustentável e sendo esta também a cor oposta ao do lápis no círculo cromático. Este equilíbrio e contraste demonstram que a transformação é possível de ser feita de uma forma sustentável.
Materiais: Aquarela, Lápis de Cor Aquareláveis e Canetas de Ponta Fina s/Papel A3

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis são materiais reaproveitados como ripas de madeira (paletes), canas, colmo, cordas naturais e lama. O uso destes materiais foram escolhidos de forma a minimizar o impacto visual e ambiental no meio natural onde esta casa está inserida. Está construída sob uma plataforma de madeira e sustenta-se através de pilares em estacas de madeira por cima da água de forma a utilizar mais eficientemente os nossos recursos e poder rentabilizar este bem tão essencial à vida.