ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Depois da professora Paula Marinho fazer uma abordagem ao tema Educação Ambiental para a Sustentabilidade na aula de Oficina de Artes no 7º e 9º anos e na aula de Oficina Gráfica no 10º ano, foi apresentado o projeto ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell 2023-24.
Em seguida, a professora reuniu as duas turmas para dar a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, onde se realizou uma reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos.
Posteriormente, passamos à realização de uma ilustração realizada a cores, utilizando materiais de pintura Faber-Castell, tais como lápis de cor, canetas de feltro, aguarela e grafite, onde foram abordados os conceitos de arquitetura.
Depois de uma longa pesquisa sobre materiais de construção, os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis na maioria das ilustrações foram madeira em estado puro e ramos de árvores por serem os mais naturais possível, com pouca intervenção do homem.
Relativamente às janelas representadas nos trabalhos, os alunos optaram pelo vidro com proteção solar, que protegem até 70% do calor e 99,6% dos raios ultravioleta, o que leva a uma considerável economia de energia elétrica.
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a nossa imaginação e criatividade, desenvolvendo competências, habilidades e a capacidade de trabalhar em equipa (três turmas), no desenvolvimento de um projeto.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha: