ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Depois da professora Paula Marinho fazer uma abordagem ao tema Educação Ambiental para a Sustentabilidade na aula de Oficina de Artes no 7º e 9º anos e na aula de Oficina Gráfica no 10º ano, foi apresentado o projeto ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell 2023-24.
Em seguida, a professora reuniu as duas turmas para dar a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, onde se realizou uma reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos.
Posteriormente, passamos à realização de uma ilustração realizada a cores, utilizando materiais de pintura Faber-Castell, tais como lápis de cor, canetas de feltro, aguarela e grafite, onde foram abordados os conceitos de arquitetura.
Depois de uma longa pesquisa sobre materiais de construção, os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis na maioria das ilustrações foram madeira em estado puro e ramos de árvores por serem os mais naturais possível, com pouca intervenção do homem. Mas um aluno, Vasco Parra do 10ºano, foi mais longe na sua pesquisa e escolheu o tijolo ecológico, uma alternativa verde aos tijolos de barro. Ao contrário dos tradicionais, no processo sustentável de cura dos ecotijolos, existem opções que incorporam resíduos orgânicos na sua composição, como o bagaço de cana.
Para o telhado escolheu a subtelha que no seu fabrico reduz a pegada de carbono com baixos consumos de energias primárias.
Relativamente às janelas representadas nos trabalhos, os alunos optaram pelo vidro com proteção solar, que protegem até 70% do calor e 99,6% dos raios ultravioleta, o que leva a uma considerável economia de energia elétrica.
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a nossa imaginação e criatividade, desenvolvendo competências, habilidades e a capacidade de trabalhar em equipa (três turmas), no desenvolvimento de um projeto.