ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto para a casa do “Ecolápis” que se apresenta foi elaborado na Escola Básica de Ramalhal – Torres Vedras com um grupo de Educação Pré-escolar.
Como motivação à sua elaboração foram apresentados o vídeo de apresentação do desafio e o cartaz do ciclo do lápis, bem como materiais de desenho e pintura da Faber Castell.
A atividade foi divida em três momentos: o primeiro no qual as crianças de 5/6anos desenharam individualmente a casa que cada um idealizava para o Eco lápis; no segundo momento com as crianças de 3 e 4 anos foi desenhada e pintada com lápis e aguarela a árvore onde seria colocada a casa; no terceiro momento as casas elaboradas foram a votação das crianças mais novas que elegeram aquela que iria ser colocada na árvore. Uma criança de 5 anos desenhou e pintou a personagem Eco lápis para completar o projeto.
Os materiais utilizados da Faber Castell foram lápis de cor (Black Edition) e aguarelas.
Sala 03- Educadora Ana Paula Morgado

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A árvore escolhida, pinheiro manso, teve por base um projeto anterior lançado à família no âmbito do Dia da Floresta Autóctone que partilharam fotos das crianças junto de árvores existentes no seu meio natural próximo. Por outro lado pretendeu-se que fosse uma árvore o mais próxima possível àquela que é utilizada na fabricação dos lápis Faber Castell.