ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O objetivo deste projeto é realizar um trabalho artístico com uma representação de uma casa na árvore para o ecolápis, utilizando técnicas de desenho e de pintura, explorando elementos naturais.
Para realizar o meu trabalho, utilizei aguarela.
O primeiro passo foi pesquisar sobre casas na árvore e criar algumas ideias na minha cabeça. Quando já tinha as minhas ideias formuladas, passei para o papel e realizei 3 esboços diferentes. Escolhi o esboço que mais se adequava ao projeto e fiz 2 estudos de cor. Uma vez que terminei os esboços/estudos e decidi o que iria fazer, elaborei o projeto final utilizando o desenho a lápis de grafite e a pintura feita em aguarela.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O conceito que tentei passar através do meu trabalho, é a diversão que a natureza e os seus elementos podem proporcionar.
A casa do ecolápis é feita á base de madeira e palha seca. As paredes da casa são feitas de madeira seca, as janelas são de galhos de árvores estrategicamente colocados, o telhado é formado por palha seca, as escadas, o escorrega e a varanda são elaboradas com madeiras secas que foram trabalhadas de forma a parecem novas. Todos estes materiais foram encontrados no meio em que a casa se localiza, reutilizando assim elementos naturais e limpando o espaço.
Eu gostei bastante de realizar este trabalho, pois pude utilizar a minha imaginação da mesma forma que usava quando era criança, mas agora com capacidades e conhecimentos diferentes.