ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Externato da Luz (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Num primeiro momento, foi apresentado o Desafio Super-Ecolápis aos alunos do 8º Ano numa aula de Educação Visual. Seguidamente, explorou-se o conceito de “casa na árvore”, alguns princípios de arquitetura sustentável, o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell) e debateu-se sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Depois cada aluno imaginou uma casa numa árvore destinada à figura do Ecolápis, mascote da conhecida marca alemã de material escolar. As aulas seguintes foram dedicadas à ilustração da casa na árvore do Ecolápis. Os doze melhores trabalhos foram publicados na página do Facebook da escola e estarão expostos na Festa Final de Ano – Dia Eco-Escolas.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A residência do meu Ecolápis está situada no topo de uma majestosa e antiga árvore, que resistiu ao tempo. Dentro desta casa são realizados muitos trabalhos por parte do Ecolápis, uma delas, com o objetivo de triturar e moer flores já murchas, preservando o seu perfume natural. Depois de trituradas, essas flores são libertadas pela chaminé na forma de um suave e doce fumo verde que perfuma o ambiente e é saudável para todos os seres vivos. Esta máquina trituradora, construída com madeira, não consegue triturar completamente todas as flores, o que resulta na libertação dessas flores juntamente com o fumo. Este aroma atrai vários animais sendo as borboletas as principais visitantes. Além disso, há ventoinhas sustentáveis que, além da sua função principal, também espalham o perfume cativante por toda a área.