ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Externato da Luz (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Num primeiro momento, foi apresentado o Desafio Super-Ecolápis aos alunos do 8º Ano numa aula de Educação Visual. Seguidamente, explorou-se o conceito de “casa na árvore”, alguns princípios de arquitetura sustentável, o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell) e debateu-se sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Depois cada aluno imaginou uma casa numa árvore destinada à figura do Ecolápis, mascote da conhecida marca alemã de material escolar. As aulas seguintes foram dedicadas à ilustração da casa na árvore do Ecolápis. Os doze melhores trabalhos foram publicados na página do Facebook da escola e estarão expostos na Festa Final de Ano – Dia Eco-Escolas.

Não me baseei tanto na casa mas sim na natureza envolvente. A casa é inspirada na fantasia/magia do ambiente. É uma casa feita com amor e como podem ver não tem qualquer impacto no ambiente, não produz fumo nem usa eletricidade pois a luz natural ilumina-a. Quando um observador vê este desenho pela primeira vez, o que vai chamar a atenção é a natureza. Tentei diversificar ao máximo. Até o rio, tem cores e manchas coloridas, para simbolizar a alegria que sinto por este meio. Espero que o Ecolápis goste da casa. Para além de ser no topo de uma árvore, ele pode passar a sua vida a contemplar a natureza que o rodeia. Se só desenhasse só a casa não tinha piada. É para verem como a natureza pode dar vida a um simples desenho. É preciso apenas parar para contemplar.