ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para este trabalho foram mobilizados conhecimentos anteriormente adquiridos em Ciências Naturais, e promovida a reflexão autónoma em torno do tema proposto. Nas aulas de Educação Visual a investigação do tema foi feita com pesquisa de diferentes tipos de casas de árvores, desde modelos tradicionais a modelos mais contemporâneos. Também foi feita uma pesquisa individual por parte dos alunos. Nessa investigação foi destacada a importância da sustentabilidade dos diferentes tipos construtivos, de modo a apelar à consciência ecológica dos alunos, tendo depois os alunos começado por esboçar o seu projeto que foram melhorando até realizar os trabalhos finais que aqui são partilhados. Ao longo do processo, os alunos envolveram-se nas atividades propostas com responsabilidade, revelando autonomia, criatividade e espírito crítico nas opções tomadas.
Material utilizado: Lápis grafite, lápis de cor, pastel e guache.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Para este desafio decidi desenhar uma casa na árvore feita em madeira, de modo a se integrar melhor na envolvente e também por ser um material ecologicamente sustentável.