ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio nacional “Ecocasa – a casa do Ecolápis” promovido pela ABAAE, em parceria com a Faber-Castell, foi lançado pela professora Ana Maria Freitas, coordenadora do Programa Eco – Escolas da nossa escola, aos alunos das turmas A e C do 2º ano de escolaridade, no Clube das Artes.
Após a leitura do regulamento do concurso, os alunos visualizaram o vídeo de apresentação do desafio, o vídeo sobre o Ecolápis e, seguidamente, leram a história da Faber Castell no sentido de aprofundarem conhecimentos sobre esta empresa, produtora de material escolar que é uma das mais antigas do mundo e sobre os projetos ambientais que implementam e dinamizam com o objectivo de preservar e incrementar a fauna e a flora nativa, presentes nas áreas de plantio da Faber-Castell.
Os alunos ficaram, igualmente, a saber que a partir de 2007, os lápis Faber-Castell passaram a chamar-se Ecolápis, pois para a produção dos seus lápis, a madeira utilizada é 100% reflorestada.
Posteriormente, os alunos fizeram algumas pesquisas, na internet, sobre casas construídas em árvores para recolherem ideias para o trabalho.
No Clube das Artes, cada aluno deu início ao seu trabalho, obedecendo ao tema proposto e à inclusão gráfica dos 3 elementos principais: uma árvore, a casa em cima da árvore e o Ecolápis.
Na ilustração dos seus trabalhos, os alunos utilizaram vários materiais de pintura como: marcadores, lápis de cera, lápis aguareláveis e lápis de cor.
A participação dos alunos neste desafio foi muito enriquecedora uma vez que contribuiu para alargar os conhecimentos dos alunos sobre o ciclo de vida do Ecolápis e sobre os impactos causados pela compra, utilização e desperdício dos produtos. A participação dos alunos neste desafio contribuiu ainda para desenvolver a criatividade, a imaginação e o domínio de técnicas plásticas e artísticas, na área do desenho e pintura.
Os trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito da participação neste desafio, serão divulgados na página da nossa escola, no Facebook e, estarão expostos, à comunidade escolar, no hall de entrada da escola, na Semana do Ambiente que decorrerá de 3 a 7 de junho.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Na construção da casa do Ecolápis foram usados: troncos de árvores, ramos e folhas por serem materiais naturais, biodegradáveis e amigos do ambiente. O acesso à casa foi construído com recurso a pequenos troncos, assentes numa corda reutilizada, encontrada na floresta. O Ecolápis dispõe de um amplo espaço exterior, com uma vista panorâmica maravilhosa para a floresta, rodeado de magníficas árvores e de espécies endémicas singulares, em verdadeira harmonia com a Natureza.