ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

As crianças da sala 1 do J.I de Fundo de Vila, do Agrupamento Serafim Leite, de S. João da Madeira, tiveram uma visita de estudo inspiradora à Fábrica da Viarco. Esta é reconhecida como a única empresa de fabrico artesanal da península Ibérica, um verdadeiro tesouro local. Durante a visita, as crianças puderam explorar o mundo da arte e da criatividade, sendo estimuladas a expressar-se através de desenhos e ilustrações.
Para estas crianças que adoram desenhar ao ar livre, cada momento de recreio é uma oportunidade para soltar a criatividade e a imaginação. Na Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis”, elas mergulharam de cabeça no desafio proposto. Com muita criatividade e entusiasmo, deram vida a desenhos incríveis que retratavam uma casa ecologicamente sustentável. Os desenhos estavam repletos de detalhes, como jardins verticais, painéis solares e sistemas de reciclagem, mostrando não apenas o talento artístico das crianças, mas também a consciência ecológica que têm vindo a desenvolver.
A coordenadora do Eco-Escolas incentivou-nos a participar da Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis”. Ela compartilhou com as crianças um Workshop Online como guia para a criação dos desenhos. As ilustrações começaram ao ar livre e foram finalizadas dentro da sala para aprimoramento.

O esqueleto do desenho foi elaborado com lápis de carvão e lápis de cor, sendo os contornos realçados com marcador e o fundo pintado com aguarela.
A casa da árvore foi desenhada para servir como um refúgio acolhedor para o Écolápis e seus amigos da floresta. Com vários andares e muitas janelas, permite a entrada de luz natural, iluminando o ambiente. O telhado de folhas e galhos proporciona proteção contra a chuva, criando um visual encantador, ideal para os pequenos habitantes da floresta se reunirem e brincarem. A água da chuva é recolhida e reutilizada, contribuindo assim para a preservação do planeta e promovendo um estilo de vida mais sustentável. As lâmpadas solares em forma de estrelas iluminam a casa nas noites tranquilas sob o céu estrelado, adicionando um toque encantador à decoração e destacando a união entre beleza e sustentabilidade.
O acesso à casa é feito através da escada feita com corda e ramos de árvore.
O baloiço na casa da árvore é o ponto central, com as crianças a desfrutar do balanço e sentir a brisa suave. O jardim, repleto de flores coloridas, cria um cenário encantador e perfumado. Um balão em forma de coração paira no ar, trazendo alegria e amor para dar as boas-vindas aos visitantes.