ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

As crianças do J.I da EB de Fundo de Vila, do Agrupamento Serafim Leite, de S. João da Madeira, realizaram uma visita de estudo inspiradora à Fábrica da Viarco, Durante a visita, as crianças puderam explorar o mundo da arte e da criatividade, sendo estimuladas a expressar-se através de desenhos e ilustrações.
Na Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis”, elas mergulharam de cabeça no desafio proposto. Com muita criatividade e entusiasmo, deram vida a desenhos incríveis que retratavam uma casa ecologicamente sustentável. Para estas crianças que adoram desenhar ao ar livre, cada momento é uma oportunidade para soltar a criatividade e a imaginação.
O desenho inicial foi realizado com lápis de grafite, observando uma árvore do recreio. As ilustrações começaram ao ar livre e foram finalizadas dentro da sala. A pintura foi realizada com lápis, esponja, aguarela e marcadores. O trabalho foi realizado em equipa. Cada criança contribuiu para o trabalho final. Realizaram o trabalho as crianças da sala1 com a orientação da coordenadora do Eco-Escolas.

O tronco muito robusto é a base da árvore para resistir a todos os temporais e adversidades.
Os ramos estendem-se como braços acolhedores, oferecendo sombra nos dias quentes e abrigo nos dias chuvosos. As raízes, profundas e firmes, procuram nutrição na terra, mantendo a árvore firme e forte.
A casa do Ecolápis é construída com resto de lápis, reutilizando materiais.
O lápis laranja é o amigo do Ecolápis,. Juntos, eles formam uma dupla imbatível no mundo da escrita e do desenho, são a combinação perfeita para transformar ideias em realidade.
A escada é feita de corda e paus recolhidos no recreio da escola, Simboliza a criatividade e a simplicidade da infância. Não são todos do mesmo tamanho e forma, representando a diversidade, diferença e inclusão, essenciais para construirmos um mundo mais harmonioso e empático, onde todos possam ser valorizados e respeitados.
A abelha representa a vida de várias maneiras. Assim como a abelha trabalha muito para recolher néctar e polinizar as flores, nós também devemos nos esforçar para alcançar os nossos objetivos e cuidar do nosso ambiente, trabalhando em equipa para o bem coletivo.
As formigas representam o trabalho, responsabilidade, persistência e trabalho de equipa. Com uma organização impressionante, cada uma desempenha o seu papel de forma dedicada e eficiente em grupo.