ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Jardim-Escola João de Deus - Braga (Braga)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto A casa do Ecolápis já é conhecido dos nossos alunos, uma vez que é hábito participarem. Este ano o projeto foi apresentado de maneira diferente: os alunos assistiram à sessão de esclarecimento on-line. Foi um momento muito agradável e esclarecedor, onde foi feita a partilha de informação, de ideias e técnicas de desenho e pintura. Verificaram que este ano o concurso é diferente e bem mais desafiante e interessante do que nos anos anteriores. Os alunos ficaram muito entusiasmados. Como preparação, os alunos viram livros com imagens de casas na árvore quer na escola quer em casa.
Posteriormente os alunos dedicaram-se à ilustração recorrendo à memória visual. Usaram uma folha de papel cavalinho, lápis de grafite n.º2 e aguarelas.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os alunos ficaram sensibilizados para o cuidado que devemos ter com a Natureza após a realização das atividades acima descritas.
Na concretização da atividade onde tinham que aplicar os três elementos obrigatórios: árvore, casa e a personagem “Ecolápis”, os alunos deram um passeio pelo jardim da escola para poderem observar de forma direta os diferentes tipos de árvores de forma a serem criativos na sua ilustração.