ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Nesta ilustração pode observar-se uma casa na árvore como pedido pelo desafio, mas tem várias particularidades. Para começar temos uma horta completamente biológica, uma vez que o Ecolápis sabe que os pesticidas magoam o ambiente. Com a horta veio-nos a ideia de colocar um contentor de compostagem perto da horta e dos contentores de separação do lixo para que ele pudesse utilizar fertilizantes amigos do ambiente. Para além dos contentores de papel, cartão, plástico, metal, vidro e compostagem temos uma caixa com materiais reutilizáveis de modo que eles possam ser utilizados na ECO Oficina: um sítio onde se pode criar objetos novos a partir de objetos estragados e/ou velhos. Foi ali que o Ecolápis criou um baloiço, a partir de um pneu furado e um guarda-chuva de folhas que colocou no seu sofá. Até se pode pensar que não faz sentido, mas ele sabia o que estava a fazer: o sofá está fora de casa de modo que, se ele quiser, o Ecolápis pode adormecer à luz das estrelas. Ele consegue vê-las a partir do telescópio que também está à beira do sofá. Desta forma, mesmo que esteja a chover ele consegue observar os astros. Por fim, mas não menos importante, temos a casa do Ecolápis feita de madeira sustentável e colmo no telhado, de modo a magoar o menos possível o ambiente. Pendurado na parede de fora da casa encontra-se um quadro dos 5 R’s: repensar, recusar, reutilizar, reduzir e reciclar. Este quadro mostra que o nosso amigo se preocupa com o planeta, mas também em inspirar as pessoas a seguirem um estilo de vida ecológico.
Os materiais que utilizamos foram: lápis de cor, caneta preta de ponta fina, cola líquida UHU e colagens de diversas materiais: musgo, folhas de árvores, flores e Lolium temulentum (uma planta que parece uma espiga de trigo).

O musco permitiu criar um ambiente vivo, ideal para representar espaços verdes limpos e saudáveis. Acresce ainda o facto de ser um material que ajuda a criar uma atmosfera confortável e acolhedora. As folhas de árvores foram bons elementos para dar a noção de relevo. As flores e Lolium temulentum permitem uma bom reflexo de um ambiente limpo, natural e atrativo.