ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A conceção da "Casa do Ecolápis" foi realizada por um grupo de alunas da Escola EB 2/3 de Rates, no contexto do Programa Eco-Escolas. Este projeto envolveu a utilização de uma folha de papel cavalinho tamanho A3, lápis de cor e marcadores como materiais principais.
Para o desenvolvimento do tema e o envolvimento das alunas e da professora, foi realizada uma pesquisa aprofundada, seguindo as diretrizes fornecidas pelo desafio proposto. Durante as discussões, as alunas recordaram-se de memórias da sua infância passada em Balasar, o que serviu de inspiração para o projeto.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Este grupo de alunas, amigas de longa data e com um percurso de crescimento e objetivos comuns, permitiu que as ideias fluíssem naturalmente. Uma lembrança significativa foi a da casinha na árvore onde brincavam frequentemente, construída pelo avô materno de uma delas em Balasar. Essa casinha, feita pelo avô José (representado simbolicamente na figura do Ecolápis com o nome "Esoj", que é José escrito ao contrário), era o cenário das brincadeiras com bonecas e das "horas" do chá, onde utilizavam ervas e plantas recém-colhidas.
Inspiradas por essas memórias e com um entusiasmo renovado, as alunas iniciaram a execução do projeto. Optaram por elementos naturais para representar a "Casa do Ecolápis", utilizando troncos e ramos de madeira para integrar harmoniosamente a casa no ambiente rural. A copa majestosa de um plátano (árvore) foi escolhida para assegurar a sombra necessária, criando um ambiente agradável e acolhedor.
Este projeto não só reflete a criatividade e o empenho das alunas, como também celebra as suas recordações pessoais e o vínculo com a natureza, em conformidade com os princípios do Programa Eco-Escolas.