ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho apresenta a "casa eco-lápis", situada numa bela paisagem com um grande banco que sustenta um castelo cercado de muitas árvores, à beira-mar. A nossa proposta procura fundir elementos naturais e artísticos, criando uma harmonia de cores com criatividade sustentável e biodiversidade. A investigação foi realizada em várias etapas, focando na seleção de materiais e técnicas artísticas que representassem conceitos da flora local. Foram utilizados materiais como lápis aquarelável, caneta de contorno ponta fina e marcadores de álcool. Todo o processo garantiu que o resultado final fosse uma representação criativa do conceito de uma casa eco-lápis, simbolizando a união entre sustentabilidade ambiental e a criatividade dos alunos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Neste trabalho, os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis foram selecionados com cuidado para criar uma atmosfera específica e transmitir certos conceitos. A paisagem com um grande banco que sustenta um castelo cercado de muitas árvores, à beira-mar, foi escolhida pela presença de árvores e a proximidade do mar, que dão uma sensação de harmonia com o meio ambiente, destacando a importância da conexão com a natureza na vida cotidiana. A imagem do castelo à beira-mar sugere uma sensação de tranquilidade e serenidade. O grande banco sugere um espaço para descanso e reflexão, convidando o Ecolápis e seus visitantes a desfrutarem do ambiente e a sentirem-se confortáveis e acolhidos.
A escolha desses elementos naturais visa criar um ambiente propício para a expressão criativa, o relaxamento e a conexão com a natureza, aspetos fundamentais para a casa do Ecolápis.