ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho apresenta a conceção de uma "casa eco-lápis", destacando a integração de uma casa-árvore, com água em seu redor e um lindo passadiço, com vista para montanhas e florestas verdes. A proposta une elementos naturais e artísticos, formando uma harmonia de cores e uma criação artística sustentável que promova a biodiversidade. A pesquisa foi conduzida em várias etapas, concentrando-se na seleção de materiais e técnicas artísticas que representassem os conceitos da flora. Materiais como lápis aguarelável, caneta de contorno ponta fina e marcadores de álcool foram escolhidos para garantir um resultado final criativo que simbolizasse a união entre o ambiente e a criatividade dos alunos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Este trabalho optou por integrar elementos naturais específicos na casa do Ecolápis, como uma casa-árvore, água em seu redor e um passadiço. Ao longe avistam-se montanhas e florestas verdes. Essa escolha foi motivada por simbolizar um estilo de vida em harmonia com a natureza, minimizando o impacto ambiental ao se integrar ao ambiente natural sem causar destruição. A presença da água e da vegetação cria uma atmosfera serena. A vista para a montanha e as florestas verdes acrescentam beleza visual à casa, tornando-a não apenas funcional, mas também esteticamente atraente, que pode valorizar o ambiente natural. A presença de elementos como árvores e água cria um ambiente propício para a conexão entre o meio ambiente e o pensamento criativo.