ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do Projeto ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS, os alunos participaram na Oficina de Ilustração "Ecocasa - A Casa do Ecolápis.
Após a apresentação do tema e dos objetivos do Projeto, numa primeira fase, os alunos realizaram uma pesquisa na internet sobre diferentes tipos de árvores e casas de árvores. Feita essa pesquisa, efetuaram uma seleção de dois tipos de árvores e de dois exemplos de casas de árvores e realizaram um esboço de cada um dos elementos. Numa segunda fase, escolheram uma composição dos diferentes elementos, fazendo a sobreposição das diferentes opções e através da técnica de decalque no vidro, mais concretamente na janela da sala de aula, chegaram assim ao esboço/ desenho final.
O desenho foi realizado em folha A3 e a técnica de pintura utilizada foi lápis de aguarela. Os alunos ainda visualizaram vídeos explicativos com diferentes técnicas de pintura em aguarela e experimentaram em folha à parte. Só depois desta exploração, procederam à pintura final.
O elemento natural escolhido para a construção da casa do Ecolápis foi madeira existente na Natureza e que possa ser reutilizada, porque é um material mais resistente e um excelente isolante térmico, o que faz com que a casa seja quente no inverno e fresca no verão. Os telhados foram construídos alguns com madeira, canas e outros com ramos e vegetação.
Os alunos demonstraram grande empenho na realização deste trabalho, aprenderam novos conceitos e novas técnicas de desenho e pintura ao criar uma casa na árvore para o nosso amigo Ecolápis.