ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os alunos das turmas do 2º ano da EB de Sesimbra, aderiram a este projeto da Casa do Ecolápis e os seus professores, nas salas de aula exploraram os vídeos que constam no projeto e ainda assistiram ao workshop Oficina de ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis – 21 de fevereiro – pelas 11horas.
Nessa Oficina os alunos assistiram e descobriram os seguintes aspectos:
- Programa de Sustentabilidade da Faber-Castell
- O ciclo de vida do Ecolápis;
- Apresentação do Desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis” promovido pela ABAAE e a Faber-Castell;
- E na Oficina de Ilustração: viram a demonstração de técnicas e materiais possíveis de utilizar no Desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis”.
Após esta dinâmica os professores foram com as turmas ao exterior da escola, observaram as árvores que ali existem nos pátios e espaço circundante da escola.
Fotografaram e exploraram as espécies existentes. De seguida, foi proposto realizarem um esboço do trabalho e foram elaborando todas as composições gráficas, acrescentando os pormenores exigidos e experimentando pintar com diversos materiais ( lápis de cor, aguarelas, lápis de cera, canetas de feltro…), utilizando toda a criatividade que foi surgindo.
Este trabalho também foi dos mais votados pelo corpo docente e ilustra o que foi solicitado no projeto e está pintado a aguarela.

A casa do Ecolápis tinha que ser inserida na copa da árvore, tinha que ter ramos, uma escada para acesso e o Ecolápis deveria estar visível.
O aluno aqui ainda desenhou divertimentos e um contexto natural para que o Ecolápis se divertisse com os seus companheiros.