ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Iniciou-se este desafio com a proposta do trabalho a realizar, no entanto os alunos, revelaram desde logo, preocupação com o tema do desafio, manifestando muita dificuldade em perceber o que lhes seria pedido.
À hora marcada, os alunos assistiram à apresentação que lhes serenou a inquietude do desafio lançado e verificaram que afinal até seria uma atividade exequível “Afinal até não é tão difícil como pensei” - referiu um dos alunos da turma.
Após diálogo sobre o que tinham visto passaram para a sua sebenta tentando dar asas à imaginação. Alguns alunos tiveram alguma dificuldade em distanciar-se dos trabalhos apresentados no vídeo.
Após uma breve exploração do que queriam ilustrar, foram distribuídas folhas de papel cavalinho de tamanho A4 onde os alunos iniciaram o que viria a ser o projeto final.
Relativamente aos materiais usados para a pintura, a maioria preferiu usar os lápis de cor, no entanto, alguns usaram também marcadores.
Depois dos trabalhos terminados, seguiu-se uma breve exploração dos mesmos e consequentemente discutidos os aspetos que poderiam ser melhorados, sobretudo ao nível da pintura e do acréscimo de um ou outro detalhe.
Finalmente, com os trabalhos dados por terminados, passou-se à votação.
Finalmente, com os trabalhos dados por terminados, passou-se à votação.

Para o trabalho foi utilizado material de desenho e lápis de cor para a pintura. Estes materiais foram escolhidos pelo aluno por se sentir e mais a vontade e gosto na sua utilização.