ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/JI de Brandariz (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi proposto à turma BR_A do 3.º e 4.º ano o desafio lançado pela Faber-Castell 2023/24. Antes dos alunos iniciarem a tarefa, foram analisadas as informações do Eco-Escolas, visionados vídeos disponibilizados pelo concurso e assistiram à Oficina de Ilustração” Ecocasa – A Casa do Ecolápis”.
Para a elaboração da ilustração foram utilizados diferentes materiais, lápis de carvão N. º2, lápis de cor Faber-Castell, marcadores e lápis de cera.
Cada aluno da escola, elaborou o seu desenho, sendo selecionados por eles os três melhores.
Os alunos envolveram-se neste desafio com bastante interesse e motivação.

A nossa casa é ecológica e foi projetada e construída com o objetivo de minimizar os impactos ambientais.
Foram escolhidos materiais de construção sustentáveis tais como: madeira certificada, materiais reciclados, tintas e revestimentos não tóxicos, visando reduzir a pegada ambiental associada à construção. A casa é bem iluminada naturalmente, dispensa o excesso de iluminação artificial.
Tem um excelente Isolamento térmico: para garantir um ambiente confortável durante todo o ano, eliminando a necessidade de recorrer a mecanismos artificiais para desfrutar de um clima agradável.
Tem painéis solares, para ajudar a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.
Possui sistema de captação de água da chuva, tecnologias de irrigação eficientes e dispositivos economizadores de água, como torneiras e chuveiros de baixo consumo.