ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio “Ecocasa - A casa do Ecolápis” foi apresentado aos alunos do 3º ano que o abraçaram com muito entusiasmo. Para se enquadrarem na temática, visualizaram os filmes "Sabe qual é o som pegada de carbono?", "O desafio eco lápis está de volta", consultaram a brochura Eco Lápis e foram ao bosque da quinta pedagógica do Centro Social, observar com atenção a forma, altura e robustez das árvores e os recursos que delas se podem retirar, sem a prejudicar, para a construção de uma casa sustentável.
Todos os 25 alunos quiseram participar e fizeram-no com muito empenho e criatividade. Os trabalhos foram expostos na sala e os alunos escolheram os 3 trabalhos que melhor cumpriam o regulamento do desafio.
Os materiais utilizados na pintura foram lápis de cor e marcadores Faber-Castell e aguarelas.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais escolhidos para a construção da casa, foram os elementos que existem na floresta. O que a floresta nos dá. A casa foi construída com troncos de madeira; para o telhado, foi utilizado colmo (gramíneas secas). As escadas foram feitas com bocados de ramos grossos de árvore, unidos por corda de sisal natural. O baloiço é uma pequeno retângulo de madeira, preso com corda de sisal natural, a um ramo robusto da árvores.