ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis” foi lançado, no âmbito da disciplina de Educação Visual, a todas as turmas do 7º ano de escolaridade (oito, no total). Pretendeu-se desta forma abordar alguns conteúdos previstos na planificação da disciplina e, simultaneamente, promover uma reflexão sobre o ambiente e criar maior consciencialização para um futuro mais sustentável.
Foram apresentados os materiais disponibilizados na página do Programa Eco-Escolas, tendo os alunos abraçado este projeto com entusiasmo. Realizaram pesquisas sobre habitação e sustentabilidade, observaram e desenharam árvores no pátio da escola, fizeram alguns esboços e exploraram várias técnicas e materiais de desenho e de pintura, nomeadamente, lápis de grafite, lápis de cor, canetas de feltro e aguarelas. A imaginação e visão de cada um, resultou numa multiplicidade de propostas que dificultou bastante a seleção dos trabalhos!

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A aluna imaginou uma casa feita de madeira reciclada, para aproveitar recursos existentes e reduzir o impacto ambiental. Tem um telhado com painéis solares e uma janela grande frontal para iluminar a casa durante o dia e para se poder observar o céu estrelado à noite. Na pintura, usou canetas de feltro e inspirou-se na arte de Van Gogh, tirando partido da expressividade da linha.