Centro Escolar do Marco (Soure)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Metodologia de trabalho: A tarefa iniciou-se com um debate de grupo/turma sobre que eco
casinha o eco lápis gostaria de ter… Decidiu-se por: uma casa na primavera. E, como eco lápis,
aproveitaria materiais simples (da Natureza e recuperados) como elementos construtores e
constituintes da sua casa...
O grupo recolheu e utilizou: cartão de embalagens de leite; restos de tecido; restos de ráfia; palha
recolhida no espaço exterior (para forrar e tornar fofinho o interior da casa…).
Depois, pintou com esponja, desenhou, recortou e colou os diversos elementos.
Materiais de pintura utilizados: lápis de cor e guache.
Envolvimento dos alunos: Toda a atividade foi desenvolvida em grupo, verificando-se interação e
complementaridade de tarefas, para o bem comum: a produção apresentada.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do eco lápis e o porquê da sua
escolha: O principal elemento escolhido foi a palha recolhida no recreio, palha essa que se junta
pelo soprar do vento da quinta e dos quintais que ladeiam o centro escolar. As crianças têm por
hábito inato brincar e construir com elementos naturais. E, neste centro escolar, usamos os
inertes da Natureza (palha, pauzinhos, líquenes, etc.) como materiais de trabalho, exploração e
criatividade.