ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho foi proposto pela coordenadora do programa Eco-Escolas às turmas 3º ciclo com o intuito de os incentivar a aderir a novos desafios. Uma das alunas, do 9º ano, destacou-se com este trabalho pois apresentou-o com cores diversificadas e inspiração na selva. Utilizou lápis de grafite, de cor e contornou os animais da selva com marcador preto, com objetivo de os destacar. Deste modo, ilustrou diversos animais que constituem a vida selvagem, assim como a biodiversidade vegetal. Neste âmbito, a aluna representou as árvores e vários lápis tentando elencar a transformação de materiais entre a matéria-prima e o produto final útil à humanidade: a madeira.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Tal como o Ecolápis é um material útil para o Homem e é construído de madeira, também a casa e o ambiente natural onde esta se situa o é. Neste trabalho, a sustentabilidade entre a matéria-prima e as suas sucessivas transformações em vários lápis estão equilibradas.