ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho foi proposto pela coordenadora do programa Eco-Escolas às turmas do 3º ciclo com o intuito de os incentivar a aderir a novos desafios. Uma das alunas do 9º ano, destacou-se com este trabalho pois apresentou-o com formas geométricas e uma árvore cuja copa é constituída pela casa do Ecolápis. O foco do desenho centra-se na árvore, na casa do Ecolápis e na amizade entre uma personagem humana e o Ecolápis. Tudo o que rodeia a casa, são traços geométricos que representam futilidades. Por isso, a aluna deu uma cor mais avermelhada ao topo central do desenho (por cima da casa) no sentido de salientar o valor da amizade entre o Homem, o lápis e a arte. Os materiais escolhidos para a construção deste desenho foram o lápis de grafite, as aguarelas, lápis de cor e um marcador preto de ponta fina.

A casa do Ecolápis é a copa de uma árvore, onde este ser vivo realiza a fotossíntese e produz matéria orgânica para sobreviver. O valor da amizade e a arte são importantes para a sobrevivência deste tronco.