ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este desafio foi realizado pelos alunos do 3º ano da turma E da Escola Básica de Bom Nome.
Os alunos demonstraram muito intresse em participar no desafiao e empenharam-se nas diversas etapas do projeto.
O ponto de partida foi a proposta apresentada que consistia na criação de uma casa na árvore para a personagem Ecolápis. Esta proposta surgiu através da visualização da oficina de ilustração proporcionada pelo projeto Eco-Escolas, “Ecocasa – A casa do Ecolápis”, disponibilizado pela Faber-Castell. Oficina deveras interessante, capaz de captar a atenção de todos os alunos, motivando-os para a concretização do projeto.
De seguida, partimos para a investigação contactando e observando as diversas árvores do recinto escolar, as quais serviram de inspiração para a realização de diversos esboços. Para a elaboração da casa, os alunos pesquisaram na internet diversos modelos/tipologias e também fizeram os seus registos/esboços. Depois de selecionarem os dois elementos principais (árvore e casa) partiram para um novo esboço no qual criaram a simbiose dos elementos e acrescentaram o Ecolópis e outros elementos que consideraram necessários.
Cada aluno da turma, elaborou o seu desenho e, no final, os vários projetos foram expostos e procedeu-se a uma votação/escolha, em Assembleia de Turma, do trabalho a representar a escola.
Com este trabalho procuramos sensibilizar, todos os intervenientes, para a importância da prática de estilos de vida saudável, para os perigos da desflorestação, para a preservação do ambiente e para a minimização da pegada ambiental.
Os materiais utilizados foram: lápis de grafite, lápis de cores, lápis de cera e caneta de ponta fina preta.

A casa do Eco-lápis fica na copa da árvore.
Ele consegue subir pelas escadas de acesso.
Ao lado tem um baloiço para ele descansar e observar a beleza da Natureza.
A casa, energeticamente é bastante sustentável porque, sendo uma árvore de folha caduca, a folhagem da árvore proporciona sombra no verão e no inverno permite a entrada dos raios de sol pelas janelas tornando-a acolhedora e quentinha.
Os elementos naturais escolhidos para a sua construção são: folhas, ramos, canas e lianas.