ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para iniciar o processo de realização dos desenhos, os alunos conheceram e exploraram o fabrico dos lápis. Posteriormente partiram para o desafio de construir uma casa em cima de uma árvore. Essa casa tinha que ser construída com elementos naturais. Foram observadas e desenhadas árvores, e entre o desenho natural e criativo, plantaram-se ideias. Posteriormente os alunos desenvolveram os seus trabalham respondendo ao desafio da Faber-Castell.
As nossas florestas estão a perder a cor. Mais que as estações do ano, os impactos ambientais estão a descolorir as nossas florestas. Numa águada mágica, o Ecolápis construíu a sua casa no topo de uma árvore. Nela cozinha-se a criatividade e os aromas das cores fumegam copa acima.
É urgente recuperar as cores das florestas, das árvores, das plantas e dos animais que nela habitam.
O Eco lápis convida-nos a sentarmo-nos e a refletir as nossas atitudes, para que a envolvência da sua casa, recupere o verde que tanto admiramos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Esta casa foi construída com desperdícios de madeira, folhas secas e canas. Com a sua visão ecológica, recolheu materiais recicláveis como madeira oriunda de áreas de reflorestamento e resíduos naturais. Encontrou estes elementos nas savanas africanas, nas florestas tropicais e nos canaviais asiáticos. Num mundo que nos oferece tanto, e que temos que salvaguardar, retribuindo em cuidado e proteção.
Tal como o Eco lápis, temos que ser sustentáveis, utilizar os desperdícios da natureza e repor os excessos do nosso uso.