ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Neste projeto, fui desafiado a criar uma casa na árvore para a personagem “Ecolápis”. Esta casa foi projetada para ser construída com madeira e outros elementos naturais, destacando as texturas. A criação inclui um baloiço, o pôr do sol e o Ecolápis a jogar à bola, simbolizando um ambiente harmonioso e sustentável.
A minha casa na árvore foi desenhada para ser aconchegante e em harmonia com a natureza. Está situada numa árvore robusta, com uma porta de entrada no tronco e uma janela.
O tronco e os ramos também serviram como suporte para as restantes casas.
Pequeno ninho de pássaro foi incorporado numa casa de tamanho reduzido no topo da copa da árvore, bem como o de uma coruja.
Um baloiço foi adicionado a um dos ramos mais fortes da árvore, bem como uma corda robusta para trepar. Este baloiço foi preso na estrutura de uma tábua de madeira e cordas robustas, permitindo que o Ecolápis e outras crianças possam se divertir.
O pôr do sol foi ilustrado ao fundo, usando cores quentes como laranja, amarelo e vermelho. Esta cena simboliza a paz e a beleza da natureza ao final do dia.
No desenho, o Ecolápis está retratado a jogar à bola. Este detalhe mostra a integração e a harmonia entre a personagem e a natureza.
Este projeto permitiu-me aprender mais sobre a importância de construir de forma sustentável e de respeitar os habitats naturais. A casa na árvore não só proporciona um espaço divertido e seguro para brincar, mas também serve como um lembrete constante da importância de viver em harmonia com a natureza. Através do uso de texturas naturais e da inclusão de elementos como o baloiço e o pôr do sol, procurei criar uma representação viva e acolhedora da casa do Ecolápis.

A casa é feita de madeira reciclada.
A estrutura principal é uma cabana de madeira com uma pequena varanda. Os ramos maiores foram aproveitados para sustentar a casa, criando um espaço seguro e resistente.
Na conceção da casa, foi importante destacar as diferentes texturas e habitats dos animais que também vivem em árvores. Aqui estão alguns exemplos:
O pastel de óleo foi utilizado para criar o tronco da árvore, (que tem uma porta de entrada) proporcionando uma textura rugosa e natural. A relva e o Ecolápis com lápis aguareláveis, a copa da árvore com canetas de feltro e o céu, com diferentes tonalidades de pastel seco.