ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Neste projeto, fui desafiada a criar uma casa na árvore para a personagem “Ecolápis”. A casa foi projetada para ser feita de madeira, com um telhado de folhas, escadas foram inseridas no tronco, um baloiço do lado direito, janelas e um candeeiro exterior. O Ecolápis está a brincar à bola no tronco da árvore, trazendo vida e diversão ao ambiente.
As escadas foram incorporadas diretamente no tronco da árvore, utilizando entalhes e degraus de madeira. Os degraus foram fixados de forma segura para garantir a estabilidade e a segurança ao subir e descer.
O baloiço foi colocado no tronco robusto e cordas resistentes. Está pendurado num dos ramos mais fortes à direita da casa, proporcionando diversão e recreação.
O Ecolápis está representado a brincar à bola no tronco da árvore. Este detalhe adiciona uma sensação de vida e atividade, mostrando a personagem em um momento de lazer e interação com o ambiente.
Este projeto permitiu-me explorar a construção sustentável e a integração de elementos naturais no design de uma casa na árvore. A inclusão de um telhado de folhas, escadas no tronco, um baloiço e detalhes como janelas e um candeeiro exterior contribuem para um espaço acolhedor e harmonioso com a natureza. Ver o Ecolápis a brincar à bola no tronco da árvore completa a cena, mostrando um ambiente alegre e sustentável.
Este projeto foi uma oportunidade enriquecedora para aplicar conceitos de sustentabilidade, criatividade e integração com a natureza, resultando em um espaço único e educativo.
O pastel de óleo foi utilizado para criar a terra, proporcionando uma textura rugosa e natural. O tronco da árvore e a Ecocasa foram pintadas com lápis aguareláveis, Ecolápis com lápis de cor, a copa da árvore com canetas de feltro, o céu e o sol, com pastel seco e o telhado com lápis de cor. Fiz alguns contornos com caneta de ponta fina da Faber-Castell.
A casa tem duas janelas feitas de madeira, permitindo a entrada de luz natural e ventilação.
Um candeeiro de estilo rústico foi instalado na frente da casa, alimentado por energia solar, para iluminar a entrada durante a noite.

A casa foi construída principalmente com madeira reciclada e folhas coletadas de forma sustentável.
A casa possui uma estrutura simples, mas acolhedora, com uma base sólida de madeira que a sustenta, e um telhado coberto de folhas para integração com o ambiente natural.
O telhado é feito com uma camada espessa de folhas sobrepostas, proporcionando um excelente isolamento térmico e uma aparência natural. As folhas foram recolhidas de maneira que não prejudicassem a árvore ou o ecossistema local.
(...) A inclusão de um telhado de folhas, escadas no tronco, um baloiço e detalhes como janelas e um candeeiro exterior contribuem para um espaço acolhedor e harmonioso com a natureza.