ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A professora de Ciências Naturais, Fátima Abreu e coordenadora do projeto EE, propôs aos alunos do 6.º9.ª a participação no Desafio “Ecolápis”, mostrando o vídeo de apresentação que se encontra na página da ecoescolas.abae.pt. Depois da abordagem e reflexão sobre os temas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, trabalhados no Eco Escolas ao longo do ano letivo. O desafio foi aceite por uma aluna da turma. Neste sentido a aluna realizou o trabalho e fez a memória descritiva com entusiasmo e bastante motivação.
O meu trabalho foi realizado numa folha de papel cavalinho, formato A3.
Apliquei técnicas de desenho com lápis de grafite, lápis de cor, caneta de ponta fina e guache.

“Eu desenhei o Ecolápis a sair da sua casa da árvore para colorir o mundo e transformá-lo num lugar único, mágico, aprazível e feliz, como vemos do lado esquerdo do desenho.
Escolhi o cogumelo para representar a casa do Ecolápis porque achei criativo e porque a sua forma consegue acolher, envolver e abrigar os seres vivos. No meu trabalho, o cogumelo representa a natureza que devemos preservar, estimar e ajudar a reproduzir, tal como os cogumelos se reproduzem naturalmente e facilmente, trazendo tantos benefícios em troca.
Do lado direito do trabalho representei o mundo sem cor e sem elementos da natureza, até o céu está escuro, quase preto... E é aí que entra a "magia" do Ecolápis, que representa a possibilidade que os seres humanos têm, através da ecologia, de mudar e transformar o mundo, tornando-o mais belo, mais saudável, mais harmonioso e mais feliz.”