ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A Diretora de turma, Aida Gracioso, propôs aos alunos do 6.º1.ª a participação no Desafio “Ecolápis”, solicitando a visualização do vídeo de apresentação que se encontra na página da ecoescolas.abae.pt. Depois da abordagem e reflexão sobre os temas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O desafio foi aceite por dois alunos da turma. Neste sentido os alunos realizaram o trabalho e efetuaram a memória descritiva.
O trabalho foi realizado numa folha de papel cavalinho, formato A3 e foram aplicadas as técnicas de desenho com aguarelas e acrílico.

A ilustração da nossa casa na árvore do Eco lápis, foi feita em aguarelas e acrílico, pois achámos que dava um ar mais rustico. A casa, a estrutura, o tronco, as plantas e o céu foram feitos em aguarelas. A copa da árvore, a bandeirinha e as escadas foram em acrílico. Para fazer a copa da árvore usámos metade de um cotonete. O telhado da casa é torto, para quando chover a água escorra e regue as plantas.
Se a fizesse-mos na realidade, o telhado seria de colmo, pois para além de ser impermeável é um bom isolante para o frio e para o calor e a própria casa seria em madeira.
Acho que escolheríamos uma azinheira pois tem pouca propensão a incêndios, tolera temperaturas muito elevadas e é uma espécie protegida por lei.