ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar das Avelãs (Anadia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Número e envolvimento dos alunos:
Na elaboração da casa do Ecolápis estiveram envolvidos 23 alunos da turma do 2ºB do Centro Escolar das Avelãs/ Agrupamento de escolas de Anadia. No entanto, foram escolhidos três trabalhos pela turma. Este foi elaborado pelo aluno Edgar Silva.
Como foi feito o desafio:
Todos os alunos pesquisaram sobre o trabalho proposto, visualizando o vídeo de apresentação do desafio e depois “partiram” à criatividade. Os alunos também observaram as árvores existentes no espaço exterior da escola.
Terminado o processo de investigação, começaram por projetar, no diário gráfico, as suas obras primas e só depois é que as transpuseram para a folha A3. Coube ao docente titular de turma a seleção dos três trabalhos que agora apresentamos, os quais se encontram expostos na escola, como forma de divulgar, a toda a comunidade educativa, a criatividade de quem os executou.
Materiais de pintura utilizados
Os trabalhos foram realizados com diversos materiais, nomeadamente lápis de carvão, lápis de cor, marcadores, caneta preta de ponta fina e, aplicadas várias técnicas de pintura.
Envolvimento dos alunos
Os alunos envolveram-se bastante em todo o processo, realizando o trabalho com motivação. Saliento que uma das etapas que mais os entusiasmou foi o workshop online, em que aprenderam pelas mãos de uma artista novas formas de desenhar e novas técnicas de pintura.
Como foi elaborada/ criada a casa do Ecolápis:
Nas três situações, a casa do Eco-Lápis integrou, de forma harmoniosa, a árvore na qual foi construída e respeitou a paisagem circundante. Os materiais usados foram os mais naturais possíveis (madeira, lianas, ramos, folhas, canas, …), refletindo a consciência ambiental dos alunos, bem como a sua preocupação em preservar o meio ambiente.
2.ºB_Centro Escolar das Avelãs
Prof.ª Ana Cristina Rocha

Os materiais usados foram os mais naturais possíveis (madeira, lianas, ramos, folhas, canas...), refletindo a consciência ambiental dos alunos, bem como a sua preocupação em preservar o meio ambiente, tendo o aluno desenhado também os ecopontos para a realização da separação do lixo.