ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No seguimento dos alunos do 1.º B observarem os concursos disponíveis na plataforma do Eco-Escolas manifestaram um grande interesse por participar no desafio intitulado “ECO-CASA – A casa do Eco- Lápis”.
Com recurso ao diálogo percebeu-se rapidamente que cada aluno queria desenhar e construir a sua Eco-casa. Posto isto, cada aluno refletiu sobre a arquitetura que queria implementar na casa do seu Eco-lápis, bem como as técnicas e materiais a utilizar. Posteriormente, cada aluno foi arquiteto da sua casa e construiu a sua casa com recurso a elementos naturais (ex: canas, troncos, ramos, folhas) ou materiais reutilizados (ex: cartão, papel).
O envolvimento dos alunos superou as expectativas, razão pela qual procedemos à realização de uma votação para selecionar as casas e respetivas ilustrações que iriam participar no concurso. Assim, todas as crianças e profissionais de educação votaram na casa que gostavam mais. Desta forma, foram selecionadas três casas para participarem no concurso.
A estratégia dos alunos procederem à construção das suas casas permitiu que utilizassem a sua criatividade, bem como realizassem com maior rigor o desenho, na medida em que realizarem desenho à vista. Nestas idades a execução de um desenho realista sem ajuda de adultos é mais exigente, pelo que esta metodologia de trabalho ajudou a colmatar esta dificuldade.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Na casa do Eco-lápis do Pedro foram utilizadas pedras, madeira, ráfia, paus, papel reciclado, casca de árvore e uma árvore.