ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Planeta Brilhante (Alcochete)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desenvolvimento do projeto Desafio Ecolápis surgiu de uma metodologia colaborativa e interdisciplinar, envolvendo alunos em diferentes etapas de aprendizagem e criação. A abordagem foi estruturada da seguinte forma:
As crianças foram inicialmente apresentadas ao ciclo de vida do Ecolápis através da brochura e do cartaz fornecidos pela Faber-Castell. Este material educativo destacou a importância da sustentabilidade e do consumo consciente. Realizámos sessões de discussão para explorar o impacto ambiental dos materiais escolares, focando na compra, utilização e desperdício. Estas conversas incentivaram os alunos a pensar criticamente sobre as suas práticas diárias e a importância da sustentabilidade.
Dividimos o trabalho em duas fases artísticas, utilizando diferentes materiais ( lápis de cor, carvão, marcadores, cera e aguarela) de pintura para explorar a expressão criativa e a representação visual da sustentabilidade.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Utilizámos uma variedade de materiais de pintura para criar a Ecocasa, proporcionando uma rica experiência artística para os alunos através de: marcadores, aguarelas e lápis de carvão.
Os alunos estiveram profundamente envolvidos em todas as etapas do Desafio.
Desde a compreensão inicial do ciclo de vida do Ecolápis até a execução artística, cada criança teve a oportunidade de contribuir com ideias e habilidades. O trabalho colaborativo fortaleceu o senso de comunidade e responsabilidade ambiental entre os participantes quer pelas crianças de PRÉ quer pelas crianças de OTL..
Uma das crianças da PRE sugeriu a criação de um desenho intitulado "Uma Ecocasa para um Ecolápis", ideia que foi bem recebida e se tornou o foco do desafio.
A Ecocasa desenhada pelas crianças do OTL incorporou diversos elementos naturais, cuidadosamente escolhidos por sua relevância ecológica e simbólica, através dos materiais lápis de cor, cera e carvão:
Painéis Solares- Representam a utilização de energia renovável e a importância de reduzir a dependência de fontes de energia não sustentáveis.
Jardim vertical- Simboliza a integração da natureza em ambientes urbanos, promovendo a biodiversidade e a purificação do ar.
Telhado Verde- Incluído para ensinar sobre as vantagens dos sistemas ecológicos na regulação climática e na conservação da água.
O Desafio Ecolápis foi uma iniciativa enriquecedora que uniu a educação ambiental com a criatividade artística. Ao envolver-se profundamente na criação da Ecocasa, as crianças não só aprenderam sobre sustentabilidade, mas também experimentaram a alegria de contribuir para um futuro mais verde através da arte.