ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Inicialmente os alunos visualizaram o vídeo disponibilizado no eco-escolas. Seguidamente a professora titular propôs aos 24 alunos do 1º ano a elaboração individual da casa do eco-lápis. Após a realização dos trabalhos foi efetuada a seleção da ilustração que iria a concurso.
Os materiais utilizados foram:
Papel cavalinho, lápis de carvão, lápis de carvão, lápis e afia.

Os elementos naturais escolhidos para a ilustração da casa do Ecolápis são: Ecolápis, relva, árvore, casa, bandeirolas, nuvens, sol, escada para o ecolápis subir para a casa, estendal de roupa e roupa.
De acordo com o desafio pretendia-se a elaboração de um edifício construído sobre a estrutura natural de uma árvore, sendo sustentado pelo tronco e ramos da mesma. De forma a ser sustentável e a garantir a preservação da natureza, esta casa deveria ser construída com elementos naturais. Os alunos escolheram os elementos descritos , pois ao serem os “arquitetos” construíram uma casa como se fosse para eles habitarem no meio da floresta. Os elementos foram escolhidos para enriquecer a ilustração da cas do ecolápis.