ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A atividade “Casa do Ecolápis” foi divulgada pela coordenadora do programa Eco-Escolas ao docente de Educação Visual, que abraçou este projeto com os seus alunos de 5º ano. Numa das aulas, fez a apresentação das informações do concurso presentes na plataforma do Eco-Escolas e, a partir daí, os alunos planificaram e elaboraram diversos trabalhos que foram, posteriormente, sujeitos a uma seleção.
Este trabalho foi elaborado pelo aluno Henrique Ferraz do 5ºA a partir da ideia " Um lápis podia morar numa casa de lápis com tudo feito de lápis!". A partir daí, deu asas à sua imaginação e criou um universo só de lápis, com tudo feito de lápis. Com um lápis de carvão, alguns lápis de cor e um marcador de ponta fina elaborou este desenho, que superou as suas espectativas e foi um dos finalistas do seu escalão.

O trabalho foi desenvolvido com muito empenho e entusiasmo. Para o desenho foi escolhido um dia de sol radiante, uma árvore com um tronco robusto em forma de lápis; vários ramos laterais também eles com formato de lápis, onde é possível ver o Ecolápis e alguns animais como um esquilo e pássaros, estes com a sua própria casa na árvore, e como não podia deixar de ser, a desejada casa na árvore com a forma de um lápis. Neste trabalho todos os pormenores lembram lápis, nomeadamente as janelas da casa, a chaminé fumegante, a porta, as escadas, o telhado, e até a cerca. O material escolhido para a construção da casa foi a madeira, o mesmo que o do personagem, de modo a realçar a importância, durabilidade e compromisso ecológico dessa madeira criada de forma sustentável.