ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A atividade “Casa do Ecolápis” foi divulgada pela coordenadora do programa Eco-Escolas ao docente de Educação Visual, que abraçou este projeto com os seus alunos de 5º ano. Numa das aulas, fez a apresentação das informações do concurso presentes na plataforma do Eco-Escolas e, a partir daí, os alunos planificaram e elaboraram diversos trabalhos que foram, posteriormente, sujeitos a uma seleção.
Este trabalho foi elaborado pela Mara Fernandes de 10 anos, aluna do 5ºA, que participou com empenho no concurso “A casa do Ecolápis” e foi finalista.
Para o seu trabalho, decidiu utilizar uma mistura de cores variadas e ao mesmo tempo vivas. Imaginou que poderia ficar bem um pôr-do-sol misturado com outros detalhes da natureza, como por exemplo, a borboleta e a flor. Os materiais que utilizou para realizar este trabalho foram: lápis de cor, lápis de cera e marcadores.

Para desenhar a casa, inspirou-se numa casa de pássaros que tem em casa, de madeira, um material ecológico e natural muito apreciado por todos e, de certeza, pelo ecolápis também. Durante a elaboração do trabalho decidiu fazer algumas alterações na casa de maneira a transformá-la numa casa acolhedora, onde todas as pessoas são bem-vindas, menos as más energias! No seu trabalho é possível ainda ver uma escada de acesso à casa, um baloiço e uma plataforma onde o Ecolápis gosta de ver o nascer e o por do sol.