ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A atividade “Casa do Ecolápis” foi divulgada pela coordenadora do programa Eco-Escolas aos seus alunos de 9º ano. Numa das aulas, fez a apresentação das informações do concurso presentes na plataforma do Eco-Escolas e, a partir daí, alguns alunos decidiram participar, planificando e elaborando alguns trabalhos que foram, posteriormente, sujeitos a uma seleção.
Este trabalho foi realizado pelo aluno Pedro Silva do 9ºA, que de imediato aceitou o desafio e começou de imediato a organizar as suas ideias e a pô-las em prática no papel. Embora goste mais de desenhar a carvão, utilizou, lápis de cor, lápis de carvão e caneta preta para realçar os pormenores do seu projeto.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
No seu desenho optou por fazer um grande plano dos três elementos importantes: a árvore, frondosa e robusta; a casa na árvore, de madeira de carvalho, um recurso natural biológico e renovável de grande resistência, rústica mas ao mesmo tempo confortável e com detalhes modernos, como varanda a rodear toda a casa e um sótão; e o personagem principal, o nosso Ecolápis, felicíssimo com a sua casa ecológica na árvore, novinha em folha. O material selecionado para a construção da casa foi a madeira, o mesmo material do Ecolápis, de modo a evidenciar as enormes potencialidades deste recurso natural bem como a sua abundância na natureza.