Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A atividade “Casa do Ecolápis” foi divulgada pela coordenadora do programa Eco-Escolas às docentes do 1º ciclo, tendo a docente Anabela Rodrigues abraçado este projeto com os seus alunos de 1º ano. Foi lembrado à turma do 1º A que pertencem à rede Eco-Escolas e que um dos alunos da turma faz parte do Conselho Eco-Escolas do Agrupamento, como representante do 1º CEB. Em seguida, foi proposto à turma o desafio lançado pela Faber- Castell 2023-24, visualizado o respetivo vídeo de apresentação e lido o regulamento do concurso. Foi também trabalhado o conceito de “Ecocasa” e de algumas características que lhe podiam conferir esta designação, bem como as árvores autóctones da região, nas quais poderiam ser construídas as Ecocasas do Ecolápis.
A turma foi dividida em grupos de trabalho e o grupo estruturou o esboço/rascunho do seu projeto numa folha A4, tendo, posteriormente, desenvolvido a ilustração do mesmo numa folha A3, de acordo com o regulamento.
O grupo apresentou o trabalho à turma, referindo a árvore escolhida, os materiais que seriam utilizados na sua construção, as características que lhe conferem o título de Ecocasa e os materiais de pintura utilizados.
Neste trabalho, os materiais de pintura utilizados foram lápis de grafite, marcadores, lápis de cor e guache.
Foi notório o entusiasmo, envolvimento, motivação e empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto/trabalho, que constituiu uma excelente oportunidade para o incremento do trabalho de grupo, bem como o desenvolvimento da consciência ambiental, do conceito de sustentabilidade e da imperiosa necessidade de se preservar a Natureza, o Planeta, que é a casa do Ecolápis e de todos nós.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Neste projeto, todos os elementos são naturais e sustentáveis, sendo a árvore da casa do Ecolápis um sobreiro. A madeira da casa é de castanheiro, mas também é usada a cortiça do sobreiro. Tem uma piscina de cortiça que foi cheia com águas das chuvas, um baloiço de cortiça e madeira de carvalho. Os candeeiros são de corda de sisal e cortiça. A energia vem do vira-vento que está no telhado.